Estudos mostram que até 40% dos casos de câncer e metade das mortes causadas pela doença são resultados de hábitos de vida que podem ser alterados e não causados por determinação genética, acaso ou contaminação química.

Então a mudança de hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer.

Confira abaixo, 10 dicas de prevenção simples, mas que podem mudar e ajudar a vida de muitas pessoas.

Dica #01 – Não fume:
Fumantes têm 10 vezes mais chance de desenvolver um câncer em comparação com não-fumantes. O consumo de tabaco está associado fortemente com o câncer de pulmão, além do câncer de laringe, pâncreas, bexiga, rins e boca. Um cigarro tem em média 43 substâncias carcinogênicas. Se combinado com o álcool o efeito pode ser ainda pior, aumentando em 38 vezes o risco de desenvolver câncer de vias aerodigestivas altas.

Dica #02 – Tenha uma alimentação saudável:
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Sabe-se também que o consumo de alimentos industrializados, em especial carnes processadas e embutidas, está relacionado ao surgimento do câncer.

Dica #03 – Faça o exame preventivo ginecológico:
Essa dica de prevenção é muito importante. Mulheres com idades entre 25 e 64 anos precisam fazer todo ano, o exame preventivo ginecológico conhecido como Papanicolau. Após dois resultados normais seguidos, o exame deve ser realizado a cada três anos.

Dica #04 – Mantenha seu peso corporal ideal:
Obesidade e vida sedentária aumentam a incidência de certos tipos de câncer. Combinados, os dois fatores são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% dos adenocarcinomas de esôfago. Os exercícios físicos ajudam na prevenção do câncer e de outros problemas de saúde.

Dica #05 – Não se esqueça da mamografia:
No Brasil, o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem contar com os casos de Câncer de Pele nõa melanoma.

Dica #06 –Sexo seguro:
Alguns tipos de câncer podem ser provocados pela infecção por vírus sexualmente transmissíveis. O HPV, por exemplo, está associado ao câncer de colo de útero, de garganta e pês. Já o HTLV é associado a linfomas de células T e o HIV ao Sarcoma de Kaposi. Por isso, usar camisinha é se proteger contra o câncer também.

Dica #07 – Os Homens também devem realizar exames:
É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação sobre câncer de próstata. Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.

Dica #08 – Cuide da sua higiene oral:
Realize diariamente a higiene oral, escovando os dentes e a língua, além de consultar o dentista regularmente.

Dica #09 – Avalie os riscos do trabalho:
Você pode estar exposto a agentes cancerígenos em alguns ambientes de trabalho. Os mais comuns são Tabagismo Passivo, Agrotóxicos (Pesticidas, Defensivos Agrícolas, etc), Amianto, Sílica, Radiação Ionizante, Radiação Solar e Benzeno. Fique atento e proteja-se!

Dica #10 – Proteja-se da radiação solar:
A radiação solar invisível a nossos olhos, como a ultravioleta (UV), é essencial para a vida e a produção de vitaminas como a D. Em excesso, porém, provoca a multiplicação descontrolada de células da pele que pode levar ao câncer. Por isso, evite tomar sol de 10h às 16h, use protetor solar e procure um médico caso encontre manchas suspeitas na pele.